logo insp copy

ptenfr

Lavar as mãos com sabão uma prioridade agora e no futuro

Num ano atípico, em meio à pandemia da COVID-19, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos é assinalado sob o tema “Higiene das mãos para todos”, com foco na igualdade na lavagem das mãos, visando implementar as recomendações globais da Organização Mundial da Saúde sobre a higiene das mãos, para prevenir e controlar a pandemia da COVID-19 e trabalhar para garantir infraestruturas e comportamentos duradouros.

homem africano lavando maos com sabao 73622 1454 copy copyInstituído por uma iniciativa público-privada denominada Global Handwashing Partnership (Parceria Global para a lavagem das mãos), o dia 15 de outubro – Dia Mundial da Lavagem das Mãos, foi assinalado pela primeira vez em 2008, com o principal objetivo de aumentar a conscientização e a compreensão dos benefícios da lavagem adequada das mãos, como uma medida simples, eficaz e acessível para prevenir doenças e salvar vidas.

O tema escolhido para este ano tem o objetivo de apoiar as comunidades mais vulneráveis ​​com meios para proteger a sua saúde e o meio ambiente, garantindo que produtos e serviços acessíveis estejam disponíveis, especialmente em áreas desfavorecidas, para possibilitar uma cultura de higiene.

Considerada sempre como uma medida básica de higiene, a lavagem das mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e, consequentemente, a diminuição da incidência das infeções, reduzindo a mortalidade.

Segundo a UNICEF, a taxa de mortalidade infantil, derivada de diarreia e infeções respiratórias causadas por falta de higiene, se reduziria em torno de 25% a 50% se a prática de lavar as mãos com água e sabão fosse regular.

No contexto da pandemia em que se vive atualmente, a higiene das mãos ganhou mais força, tendo sido destacada entre as medidas essenciais na prevenção da COVID-19.

Em Cabo Verde, anualmente e ao longo deste ano, em particular, iniciativas como atividades e programas educacionais promovidas tanto pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, quanto por demais parceiros, e ainda instalação de lavatórios adaptados para crianças nas estruturas de saúde e educativas, a nível nacional, foram algumas das ações acionadas para sensibilizar a população sobre a importância da lavagem correta e regular das mãos, com água e sabão, e a implicação que tem na prevenção de doenças infeciosas, com foco especial para COVID-19.

Vencer o Novo Coronavírus, hoje, e garantir melhores resultados de saúde, é um dos maiores desafios das autoridades, a nível mundial, e Cabo Verde não foge à regra.

É de realçar que a iniciativa global para a lavagem das mãos, liderada pela OMS e UNICEF, tem como propósito promover uma mudança duradoura na higiene das mãos, para garantir que esta seja um pilar além da pandemia, como parte de prevenção e controle de infeções em todos os contextos.