logo insp copy

ptenfr

Dia Mundial de Lavagem das mãos assinalado com atenção especial aos funcionários das escolas

No Dia Mundial de Lavagem das Mãos que se assinala hoje, 15 de outubro, sob o lema “Higiene das mãos para todos”, o Instituto Nacional de Saúde Pública, em parceria com a OMS, a Delegação Escolar da Praia e o Serviços de Ação Social da FICASE, promoveram uma ação de sensibilização ao encontro dos profissionais de vários agrupamentos escolares da cidade da Praia.

IMG 7274 copy copyParticiparam desta atividade mais de 50 trabalhadores, entre cozinheiras, continos, guardas, porteiros e empregadas de limpeza, do agrupamento 1 do Palmarejo, com a Escola Secundária Abílio Duarte, Escola Básica 13 de Janeiro, as escolas privadas cooperativas Adventista e Miraflores, e do Agrupamento 2 de Terra Branca com as escolas A Bela, Tira Chapéu e Bela Vista.

A mensagem que foi passada para este público foi segundo a formadora Argentina Tomar Fortes, sensibilizar estes profissionais para importância da lavagem das mãos para prevenção de várias doenças, inclusive a covid-19 e prepara-los, da melhor forma, para as atividades do regresso às aulas presenciais.

“Queremos mostrar que a lavagem das mãos é um processo simples e que as pessoas devem garantir o acesso a todos e que seja incutida nas crianças desde a tenra idade. Demostrar que é uma forma de se ter melhores resultados em termos de saúde sobretudo, neste contexto de pandemia.

Sendo que o mundo e, em particular Cabo Verde, está a travessar o momento de pandemia de covid-19 e no contexto de regresso às aulas, o INSP e seus parceiros, quiseram capacitar estes profissionais de como devem contribuir para redução de transmissão da covid-19 no recinto escolar, através de lavagem correta das mãos, em momentos chaves e as outras medidas de prevenção como a limpeza das superfícies, o distanciamento físico e uso correto de máscaras e a higiene respiratória.

 Segundo Argentina Tomar Fortes trata-se de uma sessão de reforço, pois normalmente a FICASE tem um guia de formação para as cozinheiras no contexto de boas práticas de higiene com os alimentos, mas tendo em conta a pandemia e o momento de preparação para a reabertura das aulas na Cidade da Praia, nunca é de demais, reforçar as medidas.

A Diretora do Agrupamento 1 de Palamarejo, Angela Varela, congratulou-se muito com a parceira e esta ação de capacitação que considerou ser oportuna, no momento em que todas as escolas estão se preparando para acolher os alunos de forma mais segura possível.

Angela Varela ainda salientou que o Agrupamento 1 de Palmarejo tem estado a enveredar esforços no sentido de garantir todas as condições de higiene para a lavagem das mãos no recinto escolar, nomeadamente a instalação de lavabos, adaptação das casas de banhos, inclusive casas de banhos para os portadores de deficiência física.

De recordar que esta ação que hoje foi realizado é o culminar de um conjunto de atividades de formação e capacitação que o INSP tem estado a realizar em parceria da Delegação Escolar da Praia, desde o mês de setembro, destinado às comunidades educativas do concelho, abancando todas as escolas, com o objetivo de reforçar as capacidades destes profissionais e apoiar na criação de melhores condições para o regresso às aulas.