logo insp copy

ptenfr

INSP realizou um Workshop de socialização pública de resultados de estudos científicos

Os resultados de 4 estudos científicos que forma finalizados pelo INSP neste ano, foram conhecidos, hoje, 22 de outubro durante um workshop de socialização dos resultados que teve lugar hoje, na cidade da Praia.

IMG 7371 copyOs 4 estudos apresentados foram “Evolução espaço temporal da mortalidade em Cabo Verde no período de 1995 a 2018”, “Perturbação da ansiedade social nos cuidados de saúde primários em Cabo Verde”, “Aleitamento materno e seus determinantes” e “Perfil e teor do sal nos alimentos confecionados em restaurantes e padarias.”

O objetivo deste workshop foi socializar os dados que podem ser uteis para a definição de melhores políticas de saúde baseadas em evidências.

Segundo a presidente do INSP, Maria da Luz Lima, depois de todos os ganhos que o Sistema Nacional de Saúde registou nos últimos anos, nomeadamente na melhoria da saúde pública e dos indicadores de saúde e a mudança de perfil demográfico sentiu-se a necessidades de dar mais ênfase à investigação em saúde. É neste sentido que o INSP quer dar o seu contributo.

Os estudos foram todos realizados pelos técnicos do INSP, e outros parceiros como a DNS e está enquadrado na implementação do Plano Estratégico do INSP 2018-2021 e alinhado com a Agenda Nacional de Investigação em Saúde 2020-2024.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005) o benefício último da investigação reside não só na geração de novo conhecimento, como também na tradução do conhecimento em estratégias, tecnologias e intervenções que são efetivas para benefício das pessoas, em particular as mais pobres, e outros grupos considerados mais vulneráveis.