logo insp copy

ptenfr

O INSP em parceria com a OMS entregou lavatórios e kits de Higiene das mãos à Direção Nacional da Educação e ADEVIC

No âmbito das atividades para o reforço de sensibilização para a prática da lavagem das mãos como medida importante para prevenção de várias infeções e principalmente neste contexto de pandemia da covid-19, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com o escritório residente da Organização Mundial da Saúde (OMS) entregou na manhã desta quarta-feira 10 de fevereiro, 6 lavatórios móveis e kits de higiene das mãos, nomeadamente álcool-gel e sabão líquido, para a Direção Nacional de Educação  e Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADVIC).

IMG 8396Durante o ato de entrega que aconteceu na Escola Central em Achada Santo António na cidade da Praia, o Administrador Executivo do INSP, Júlio Rodrigues, disse que esta ação tem grande importância na medida em que se quer mostrar que a lavagem das mãos é um comportamento que ajuda a combater várias doenças de importância para saúde pública e agora no contexto da pandemia da covid-19, este ato tornou-se numa das medidas principais para prevenção.

“Dai, a necessidade de continuar a incentivar esta prática nas escolas e nas comunidades e nas instituições.”

A Diretora Nacional da Educação, Eleonora Monteiro, considerou que este ato vai reforçar todo o trabalho que vem sendo feito pelo Ministério da Educação e outros parceiros no sentido de promover comportamentos saudáveis nas escolas. Disse ainda que o seu Ministério tem feito grandes esforços para equipar todas as escolas do país de condições para a prática regular de lavagem das mãos em paralelo com as outras medidas de prevenção da covid-19.

Como parceiro desta doação, em representação da Organização Mundial da Saúde no ato, Edith Pereira avançou que o compromisso da OMS é continuar a apoiar as instituições e o país na promoção da saúde onde a prática de lavagem das mãos constitui medida importante para a prevenção de doenças e da covid-19.

Os equipamentos entregues devem beneficiar as escolas da cidade da Praia, nomeadamente as escolas de Capelinha -Tira Chapéu; Escola Eugénio Tavares, Escola Infância Feliz, Escola Central - ASA, Centro ADVIC, entre outras.