logo insp copy

ptenfr

Governo assinala Dia Internacional da Mulher com reconhecimento as mulheres profissionais de saúde e as enfermeiras em contexto de covid-19

Para marcar o Dia Internacional da Mulher que se assinala hoje 8 de março, o Governo de Cabo Verde e o Instituto Nacional de Saúde Pública promoveram um encontro com as mulheres profissionais de saúde com enfoque nas enfermeiras, em um ato simbólico, para homenagear todas as profissionais de saúde, em particular as enfermeiras e a todas as mulheres Cabo-verdianas em geral.

 IMG 8494 copyO Primeiro-ministro saudou todas as mulheres Cabo-verdianas e as enfermeiras como “reconhecimento da nobre missão no combate a pandemia da covid-19, com o reconhecimento da prontidão, espirito de sacrifício, abnegação e entrega à missão insubstituível de serviço público e de serviço à saúde e a vida”.

Ulisses Correia e Silva salientou também que a transversalidade da igualdade e equidade de género nas politicas públicas, em Cabo Verde, é uma realidade. Frisou que recentemente o Banco Mundial considerou que Cabo Verde está bem posicionado em relação as leis e regulamentos que tem a ver com a temática de oportunidades económicas para as mulheres

Alinhado com o 2021, ano dos profissionais de saúde declarado pela OMS, o Instituto Nacional de Saúde Pública, segundo a sua Presidente, Maria da Luz Lima, pretendeu reconhecer de certa forma o papel que as mulheres profissionais de Saúde têm tido em toda a gestão da pandemia no Mundo e em Cabo Verde num ano, bastante atípico participando ativamente tanto na gestão como na promoção da saúde e comunicação de risco, no diagnóstico, prestação de cuidados a vários níveis e apoio psicossocial e reabilitação dos infetados e afetados pela COVID-19.

Maria da Luz Lima considerou também que, em boa hora a Organização Mundial da Saúde designou o ano 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e dos cuidadores (Year of the Health and Care Workers 2021 Protect. Invest. Together) com o tema - Proteja. Investir. Juntos. em reconhecimento e gratidão por sua incansável dedicação na luta contra a pandemia da COVID-19.

Para o Representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo, o papel dos profissionais de saúde e das enfermeiras na melhoria da saúde pública do país e da saúde individual das pessoas é de grande contributo. Salientou ainda a necessidade de encorajar mais presenças de mulheres na liderança não só na área da saúde, mas também em todas as áreas da sociedade.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial em 8 de março de 1917, há mais de 100 anos.