logo insp copy

ptenfr

Presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública recebe a Representante Interina da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde

 
A Presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, recebeu, nesta quinta-feira, 12 de agosto, a visita da Representante Interina da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Eva Pascoal.
IMG 1619
 
Maria da Luz Lima aproveitou a oportunidade para abordar com a representante interina o panorama geral da missão e atribuições do INSP, do papel do INSP no âmbito da pandemia da COVID 19 em Cabo Verde e ainda questões relativas à parceria existente entre as duas instituições, que na sua opinião tem vindo a funcionar “muito bem”.
Esta parceria a seu ver está assente num conceito amplo de trabalho conjunto em vários domínios da saúde, incluindo a abordagem uma só saúde e em prol do desenvolvimento do país.
Na ocasião, a Presidente do INSP enalteceu ainda o importante contributo da Organização Mundial da Saúde no processo de melhoria da saúde da população Cabo-verdiana, que já vem desde os anos 70 no pós-independência.
 
Por seu turno, Eva Pascoal, diz acreditar que este encontro serviu não só para auscultar as expetativas do instituto em relação à OMS, mas também neste encontro, o foco esteve no trabalho que o instituto desenvolve e as suas áreas especificas de atuação.
 
A representante teve a oportunidade de conhecer, através de uma pequena apresentação os projetos que o instituto tem em curso no domínio da promoção da saúde, comunicação de risco e envolvimento comunitário, investigação em saúde, e vigilância epidemiológica e entomológica, laboratórios e formação em saúde pública ressaltando o treino em epidemiologia de campo que iniciou com a parceria da OMS e outros parceiros.
A representante interina reiterou a disponibilidade da OMS em continuar a colaborar com o Ministério da Saúde e nomeadamente com o Instituto Nacional de Saúde