logo insp copy

ptenfr

Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde destaca a dedicação dos trabalhadores de saúde na luta contra COVID-19

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro destacou a "inabalável dedicação" de todos os profissionais, trabalhadores de saúde e cuidadores na luta contra a pandemia da COVID-19, bem como o papel fundamental que tiveram e têm em apoiar a sociedade a cuidar dos seus cidadãos, quer seja a nível local, regional e global.
Evandro Monteiro falava na abertura do Seminário: Ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde 2021 sob lema “Proteger. Investir. Juntos”, que teve lugar nesta quarta-feira, 22 de setembro, no Palácio do Governo, Cidade da Praia.
Sobre o tema do encontro, o Secretário de Estado Adjunto realçou que o Ministério da Saúde participa desta campanha lançada pela OMS, reiterando assim mais uma vez o seu compromisso sério, primeiramente na proteção ocupacional de todos os profissionais de saúde e assistentes operacionais.
Secretário de Estado
E o Instituto Nacional de Saúde Pública, de forma particular com a realização deste seminário soube demonstrar o quão importante este reconhecimento, “pois souberam desde a primeira hora coordenar esforços e trabalhar para que nos momentos mais críticos e de dificuldades, pudesse ser possível traçar os caminhos mais adequados para enfrentar a pandemia” afirmou Monteiro.
Por seu lado, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, evidenciou que o objetivo geral da realização de mais esta atividade para assinalar o ano dos profissionais de saúde, consiste em promover a consciencialização da importância dos profissionais de saúde e cuidadores nas pessoas como base na Saúde para Todos. E também a importância dos cidadãos, no papel fundamental da proteção e motivação dos profissionais de saúde e a necessidade urgente de investir nos profissionais da saúde para dividendos partilhados na saúde, emprego, oportunidades económicas e equidade.
Maria da Luz Lima, relembrou também que este ano foi elegido como ano do AVC uma doença prevenível e tratável que “está dentro da primeira causa de mortalidade em Cabo Verde” disse acrescentando que a promoção da saúde faz toda a diferença, “queremos ter um impacto real na redução da mortalidade por doenças cardio e cerebrovasculares”.
Na sua intervenção, o representante da Organização Mundial da Saúde, Daniel Kertsez, elucidou que este ano foi designado pela Organização Mundial da Saúde como o Ano Internacional dos Profissionais de Saúde e Cuidadores pelo reconhecimento gratidão e dedicação dessa classe na luta contra a pandemia da COVID-19 e para destacar também o papel fundamental que os recursos humanos da saúde têm na sociedade.
O referido seminário contou com apresentações de vários temas, nomeadamente, o papel da intersectorialidade na saúde, a saúde dos trabalhadores nos serviços da saúde, Estratégias da OMS para os RH em saúde, o papel do voluntariado e cuidadores de saúde e por fim saúde dos trabalhadores no contexto de emergência de saúde pública: saúde mental e psicossocial.
De relembrar que a campanha sob o lema “Proteger. Investir. Juntos destaca a necessidade urgente de aumentar o investimento e a proteção dos trabalhadores de saúde e atenção como forma tangível de reconhecer seu papel. A campanha pede enfaticamente por mais esforços para PROTEGER e INVESTIR nos trabalhadores e cuidadores de saúde a alcançar a Saúde Universal.