logo insp copy

ptenfr

O Representante da OMS em Cabo Verde visita o INSP

“A nossa organização está a assistir a um momento importante na história do desenvolvimento da saúde coletiva em Cabo Verde, porque há boas perspetivas para o progresso do Instituto Nacional de Saúde Pública e a sua projeção nacional e internacional.” Esta declaração foi feita pelo Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, no final da visita que efetuou ao Instituto Nacional de Saúde Pública, na manhã desta quarta-feira, 09 de fevereiro.

Para o Dr. Mariano Castellon foi uma experiência muito agradável constatar os avanços existente para o cumprimento da missão do INSP e os investimentos já realizados, nomeadamente a construção do Laboratório de Entomologia.

“O laboratório de entomologia é um serviço nacional chave para a luta antiepidémica no país, onde as doenças transmitidas por mosquitos aparecem em principio como uma ameaça relevante”.

Esta deslocação as Instalações do INSP enquadra-se no âmbito da estratégia de desenvolvimento do INSP e teve como objetivo conhecer em loco a instituição e os seus serviços, bem como apresentar uma palestra sobre as Funções Essenciais de Saúde Pública.

Além disso, a comitiva da OMS assistiu à apresentação de alguns projetos que o INSP está a implementar, designadamente projetos ligados ao Observatório Nacional da Saúde, Investigação, Promoção da Saúde e Boas Práticas em Saúde.