INSP aborda questões sobre a biossegurança aos estudantes da Universidade ISECMAR-UTA do Mindelo

O INSP através do departamento do Laboratório de Virologia em São Vicente, representada pelas Dra. Nádia da Luz e a Dra. Romilene Andrade, ministraram uma Conversa Aberta com o tema “A importância da Biossegurança”, para os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no auditório da Universidade ISECMAR-UTA na ilha de São Vicente
De uma forma geral, a Biossegurança fundamenta-se num conjunto de princípios, tecnologias e práticas de contenção que são implementadas de modo evitar a exposição não intencional a agentes biológicos ou a sua libertação deliberada. Assim, a Organização Mundial da Saúde, OMS, reconhece que a mesma é fundamental para a segurança dos profissionais de saúde, a nível mundial.
A Avaliação Externa Conjunta (JEE/WHO) realizada no país em 2019 identificou como uma das atividades prioritárias a necessidade do reforço de capacitação dos profissionais de saúde em biossegurança e bioproteção, bem como o aumento do número de técnicos certificados em transporte de substâncias infeciosas.
O Instituto Nacional de Saúde Pública, no quadro da sua atribuição enquanto laboratório nacional de referência para doenças emergentes e re-emergentes e enquanto Entidade que sedia a Instância Nacional de Coordenação no âmbito da “Abordagem Uma Só Saúde” já elaborou o Manual Nacional de Biossegurança e Bioproteção e o Manual de Transporte de substâncias infeciosas. Neste sentido, a conversa aberta se enquadra nas atividades de socialização destas ferramentas para assegurar a implementação de regras e boas práticas de laboratório.
A referida iniciava foi realizada com o objetivo de conscientizar e criar nos alunos uma cultura de Biossegurança e de Boas Práticas laboratoriais, para que estes, quando inseridos no mercado de trabalho tenham noção dos riscos inerentes a sua profissão adotando assim as medidas de biossegurança.
Durante a seção teórica, teve demostração para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Os temas abordados: Conceitos da Biossegurança; Importância da Biossegurança; Uso dos EPIs; Boas Práticas de Laboratório; Riscos: Medidas de controlo. O Conselho de Administração do INSP, retribui o agradecimento pelo convite fortalecendo o engajamento das diversas Instituições para promover iniciativas do género, como forma da sociedade cabo-verdiana estar mais informada sobre a questão da biossegurança.

Outras Relacionados

IMG_6343
01
448773442_881161990714785_3598511586572814483_n - Copy
IMG_6251