INSP apela maior engajamento dos estudantes da US, em matéria de comunicação de risco.

A convite da Universidade de Santiago, o Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, através do Departamento de Promoção de Saúde, apresentada pela Dra. Argentina Tomar Fortes, realiza duas ações de capacitação sobre o tema “Comunicação de risco e engajamento comunitário” na US.

No primeiro dia da formação, o público-alvo foram os docentes e alunos da área de saúde, dos Polos da Praia e Assomada (online). A ação de capacitação teve como finalidade demonstrar ao público-alvo o papel de comunicação de risco e do engajamento comunitário na gestão das situações emergências sanitárias. Durante a ação da capacitação foram abordados a importância da comunicação no dia a dia; as estratégias e os princípios básicos da comunicação de risco; os procedimentos para o envolvimento e engajamento comunitário e a gestão dos rumores.

Por conseguinte, os participantes mostraram-se satisfeitos, assim a ocasião serviu para trabalhar sobre exemplos práticos sobre os rumores acerca da vacina de Covid19, boatos a respeito de confiança e segredo, dinâmica de ruídos na comunicação.

No segundo dia da formação, direcionada aos alunos da área do jornalismo e relações públicas, cujo o objetivo foi sensibilizar, enquanto profissionais, a ter obrigação de manter uma postura seria, investigar e transmitir uma comunicação com veracidade dos fatos, antes de passar a informação para o público-alvo que recebe a notícia, envolver com a comunidade e ser proactivo, na qualidade de um emissor de informação.

O Conselho de Administração do INSP, agradece a iniciativa e reforça o engajamento das diversas Instituições para promover iniciativas do género, como forma da sociedade cabo-verdiana estar mais informada sobre situações de emergências que acontecem no país.

 

Outras Relacionados

IMG_5359
12
Untitled design
IMG_4584
429753891_373665332110400_8704667173875075042_n
IMG_4148
IMG_4001
IMG_4130