INSP capacita seus colaboradores no uso do QGIS

O Instituto Nacional de Saúde Pública, tem como objetivo em capacita-los no uso do QGIS, que é um software livre e de código aberto para Sistema de Informação Geográfica (SIG), é amplamente utilizado para visualização, análise e edição de dados geo-espaciais, incluindo mapas digitais, imagens de satélite, dados de GPS, outras fontes de informações geográficas, também pode ser utilizado para os profissionais ou estudantes relacionadas à análise espacial simples e produção de relatórios cartográficos.
De realçar que a utilização de mapas na área da saúde é fundamental para identificar padrões geográficos de doenças, entender as necessidades da população e planear intervenções eficazes. Por meio da visualização espacial de dados de saúde, os profissionais podem identificar áreas com maior incidência de doenças, como epidemias e direcionando recursos de forma mais eficiente. Além disso, os mapas permitem fazer uma análise de determinantes sociais da saúde, como acesso a serviços médicos, condições socioeconómicas, auxiliando na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Durante a formação foram abordados os seguintes temas: – introdução ao QGIS e conceitos básicos do SIG; – interface do usuário e configurações iniciais; – importação e exportação de dados geográficos; – manipulação e edição de camadas vetoriais e raster; – análise espacial básica, incluindo sobreposição de camadas, consulta espacial e cálculos de distância; – criação de mapas temáticos e composição de layout.

Outras Relacionados

IMG_5359
12
Untitled design
IMG_4584
429753891_373665332110400_8704667173875075042_n
IMG_4148
IMG_4001
IMG_4130