Na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou, na cidade da Praia, uma conversa aberta sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, voltada aos profissionais da Polícia Nacional.
Como parte das ações para promover a Saúde Mental, celebrada mundialmente no dia 10 de outubro, os técnicos do INSP reuniram-se no auditório da Polícia Nacional (PN), em Palmarejo, Praia, com agentes da corporação e especialistas da área, numa parceria com o Serviço Social da PN.
A abertura do evento contou com a presença do administrador do INSP, Doutor Hélio Rocha, do subintendente e diretor do Serviço Social da PN, Dr. Bremen Cardoso, e do presidente da associação A PONTE, Dr. José António dos Reis.
A Dra. Sandra Mendonça, especialista em Recursos Humanos e docente universitária, iniciou a conversa com uma dinâmica interativa para sensibilizar os participantes sobre a importância do equilíbrio emocional na produtividade. O psicólogo Dr. Jacob Vicente, por sua vez, abordou temas como “Stress, Burnout, ansiedade e depressão no ambiente de trabalho.” Já a psicóloga Dra. Margarida Cardoso destacou o papel do combate ao estigma e a importância dos cuidados contínuos com a saúde mental para todos.
Os agentes da Polícia Nacional participaram ativamente do debate com impressões e experiências que enriqueceram a discussão e ressaltaram a importância de iniciativas como essa em ambientes de trabalho públicos.
Essa ação permitiu ao INSP fortalecer a relevância das discussões sobre a saúde mental em diversas áreas e promover um intercâmbio valioso entre profissionais de diferentes setores.