INSP promoveu o Workshop Hands-On de Identificação de Carraças/Carrapatos e Flebótomos

O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, promoveu o Workshop Hands-On de Identificação de Carraças/Carrapatos e Flebótomos, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge de Portugal (INSA) em colaboração do Ministério Ambiente e Agricultura, Associação Bons Amigos, no âmbito do projecto de Investigação ONESVEC (One Health action for enhancing surveillance on vector-borne diseases in Cabo Verde)
Durante os dias 19 a 23 de fevereiro, profissionais de diversas áreas participaram do Workshop Hands-On de Identificação de Carrapatos e Flebótomos, realizado na sede do INSP, cidade da Praia.
Os formadores responsáveis foram os especialista Prof. Dr. Marcelo Laburna, da Universidade do Brasil, e de Doutora Fátima Amaro, do Instituto Nacional de Saúde de Portugal. Participaram do evento técnicos de veterinária do DGASP, professores universitários e técnicos do laboratório do Entomologia Médica e veterinários da Associação Bons Amigos Internacional.
Resumidamente, o workshop abordou sessões teóricas, práticas de laboratório e visitas de campo, proporcionando aos participantes uma abordagem abrangente para a identificação precisa de carraças ou carrapatos e flebótomos, dois grupos de insetos vetores cruciais na transmissão de agentes patogénicos responsáveis por doenças como riquetsioses e leishmaniose, que afetam tanto seres humanos quanto animais.
De uma forma geral, a apreciação geral dos formandos foi muito positiva, destacando a qualidade das sessões práticas e a relevância das informações compartilhadas. Este evento contribuiu significativamente para fortalecer as capacidades locais na identificação de carraças e flebótomos, fundamentais na transmissão de agentes patogénicos. A diversidade de participantes, incluindo profissionais da área veterinária e académicos, enriqueceu ainda mais a troca de conhecimento.
As investigadoras principais de Cabo Verde, Dra. Silvânia Leal, e de Portugal, Doutora Rita de Sousa, estiveram presentes para enriquecer as discussões e partilhar conhecimento. Assim, o workshop reforça o compromisso com o avanço científico e a capacitação de profissionais na área, promovendo a vigilância entomológica em Cabo Verde.
Além disso, o evento incluiu uma palestra intitulada “Carrapatos e Saúde Única”, inserida no contexto da abordagem “Uma Só Saúde”. Esta palestra enriqueceu as discussões, abordando aspetos pertinentes relacionados à saúde pública e veterinária, ampliando assim o âmbito das temáticas exploradas durante o workshop.
O INSP entende que este evento é um exemplo inspirador da colaboração internacional e do compromisso contínuo com a excelência na investigação e na prática da saúde pública, de modo que agradece o engajamento de todos os envolvidos.

Outras Relacionados

calendario-post-midias
01
IMG_5947 - Copy
01 - Copy