INSP promoveu um Webinar para assinalar o dia mundial de luta contra o cancro

O Instituto Nacional de Saúde Públia (INSP) promoveu um Webinar para assinalar o dia Mundial da Luta Contra Cancro, que teve lugar no passado dia 06 de fevereiro, na sala de reuniões do INSP
A sessão de abertura, contou com a participação da Diretora Nacional da Saúde Dra. Ângela Gomes, e do Administrador Executivo do INSP, Doutor Hélio Rocha.
Após a abertura a Dra. Carla Barbosa, Coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e controlo das Doenças Oncológicas, apresentou o tema sobre tipos de cancros mais afetadas em Cabo Verde.
De seguida a Dra. Denise Camacho, Investigadora do Cancro, expôs o Potencial terapêutico baseado na competição celular no combater ao cancro e por fim a Dra. Liudmila Rodrigues Psicóloga Clinica, abordou sobre os aspetos psicológicos (Intervenção psicólogo).
Resumidamente, em Cabo Verde o cancro constitui um problema de saúde pública e está incluído entre as três principais causas de morte, sendo que o cancro do aparelho digestivo é a primeira causa de morte por cancros, de acordo com o último relatório estatístico publicado do Ministério da Saúde.
Segundo a Diretora Nacional da Saúde, Dra. Ângela Gomes, “cancro já é um problema de saúde pública a nível mundial, uma demanda enfezada para qualquer sistema de saúde e para Cabo Verde não é diferente nós temos uma incidência de cancros devidamente registados na base de registos oncológicos de pais e também já faz parte do registo oncológicos africanos e nós temos um controlo melhor sobre os nossos casos”.

Outras Relacionados

IMG_6343
01
448773442_881161990714785_3598511586572814483_n - Copy
IMG_6251