INSP realiza uma mesa-redonda sobre o tema “SUICIDIO: VAMOS CONVERSAR”

No passado dia 16 de fevereiro, no salão de banquete do Palácio do Governo, foi palco da sessão de uma conversa aberta com o tema “Suicídio: Vamos Conversar”, vale lembrar que tem sido uma das maiores preocupações, perante a sociedade
O primeiro painel, introduzido pela Psicóloga Clínica, Dra. Belmira Miranda e esmiuçou sobre os sinais de alerta e fatores de risco. De seguida a Dra. Francisca Freyre, Psicóloga Clínica e jurídica, descortinou sobre a necessidade de procurar acompanhamento psicológico, ponto de lado o estigma social e receio que ainda persiste no seio da população. Posteriormente, a Dra. Suely Carvalho, Diretora da Área de Reabilitação Psicossocial e Reinserção Social explicou que o consumo de álcool e droga é um determinante a ser levado em conta.
Para o segundo painel o primeiro tema esteve a volta do “estigma e suicídio” com enfoque nos distúrbios neurológicos e foi ministrado pelo Dr. Iuri Barbosa, Provedor dos Estudantes, Coordenador do Gabinete de Ação social da Uni Piaget. Em seguida a Doutora Taisse Mosso Ramos, neurocirurgião.
Após as colocações e explanações, a Dra. Maria da Luz Lima fez o ato de encerramento da mesa redonda, aproveitou a ocasião para apelar as famílias, as pessoas e a população em ter mais atenção sobre a questão de saúde mental. Pontou que “essa conversa esta enquadrada com as orientações internacionais, assim como as informações dos serviços psiquiatria do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, considerando que, só no mês de janeiro desde ano houve cerca de 9/10 casos de suicídio.
Por fim agradeceu todos os parceiros da iniciativa e sublinhou que “a nível do instituto trabalhamos na promoção da saúde para reforçar e sensibilizar e juntamento com os cuidados primários da saúde e alertar que a problemática é um assunto muito sério e de saúde pública
Realça-se que, a abertura da sessão foi copresidida pela presidente do INSP Dra. Maria da Luz Lima, presidente da Associação a Ponte Dr. José António dos Reis e Administrador Executivo do INSP Doutor Hélio Rocha.

Outras Relacionados

calendario-post-midias
01
IMG_5947 - Copy
01 - Copy