O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, recebeu esta segunda-feira, 15 de maio, a visita de uma Delegação do Instituto Nacional de Saúde, INS, de Moçambique, que se encontra em Cabo Verde com objetivo de fazer um intercâmbio, bem como fortalecer a rede de INSP de países africanos de Língua Portuguesa para responder às ameaças globais na saúde pública.
Durante o encontro, a Presidente do INSP, Dra. Maria Da Luz Lima, fez um breve enquadramento a cerca do funcionamento do INSP, a sua missão, e debruçou-se sobre os diversos eixos estratégicos que integram o Instituto, nomeadamente, Investigação, Ciência e Inovação, Promoção da Saúde, Vigilância em Saúde Pública, Formação em Saúde Pública, Laboratório de Saúde Pública e Instância Nacional de Coordenação.
Por sua vez, a delegação Moçambicana mostrou-se abertura em “estreitar as relações” e apoiar Cabo Verde nas diversas áreas de intervenções, assim como reforçar as capacidades do INSP de Cabo Verde e INS na definição de estratégias ou linhas orientadas de atuação em conjunto a curto, médio e longo prazo.
A visita desta delegação tem como objetivo principal, garantir a colaboração técnico-científica contínua dos PALOP´s, promovendo intervenções concretas para geração de conhecimento e possibilitando que os investigadores e gestores locais assumam a liderança dos possessos do setor saúde de cada País e formulem com autonomia suas próprias agendas de desenvolvimento.
A referida delegação composta por três integrantes, cumprirão uma agenda de visitas no país até o dia 22 de maio.