Três meses após o lançamento, no entender do coordenador, Júlio Rodrigues, o balanço é bom pois em termos da comunicação e sensibilização várias ações foram realizadas a destino da população, nomeadamente, palestras, aumento da medição da tensão arterial e há um maior engajamento dos parceiros. Rodrigues reconheceu também que ainda há um percurso longo a fazer a nível de mobilização de recurso, engajamento de parceiros e desenvolvimento de pesquisas nesta matéria.
Além do balanço, a reunião serviu ainda para projetar as próximas ações no âmbito da iniciativa, junto com os vários grupos temáticos.
A campanha, Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis sob o lema: Tenson Arterial, djobi sempre, lançado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, em março deste ano, cujo objetivo é contribuir para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis e reduzir os fatores de risco associados à hipertensão arterial e suas consequências, vem sendo implementado através da realização de várias atividades a nível nacional de regional e local.
A 2ª plenária de implementação das atividades a meio percurso decorreu a 16 de julho de 2019, na cidade da Praia.
Na ocasião, tambem foi aparesentado o primeiro Boletim Informativo desta iniciativa.