Este dado foi avançado pela Diretora Nacional da Saúde, Dra. Maria da Luz Lima, durante o Seminário sobre a Hipertensão e Doenças Cardiovasculares realizado esta manhã na Praia, pelo Instituto Nacional de Saúde Pública no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Hipertensão, que este ano se assinala sob o lema “Conhece os Teus Números”.
A taxa de hipertensão arterial em Cabo Verde situa-se nos 35% de acordo com os dados do inquérito sobre as doenças não transmissíveis realizado em 2007. Segundo a Dra. Maria da Luz, “todos os dias são diagnosticados casos novos de hipertensão” pelo que o Serviço Nacional de Saúde pretende realizar um segundo inquérito, em 2018, dos fatores de risco relacionados com as doenças crónicas não transmissíveis, no sentido de atualizar os dados reais a nível nacional.
“todos os serviços de saúde estão, neste momento, a criar uma base de dados com todos os doentes hipertensos para fazer um mapeamento da hipertensão na comunidade, para que realmente possamos ter uma abordagem mais dirigida a esta problemática”, frisou.
Tendo em conta o lema escolhido este ano para assinalar o Dia Internacional da Hipertensão “Conhece os Teus Números”, visa incentivar os governos a conhecerem a real situação do país para poderem dar respostas mais adequadas à realidade e terem mecanismos de controlo e redução da incidência da doença.
O Ministério da e da Segurança Social está neste momento a trabalhar na finalização de um protocolo de seguimento e controlo do doente hipertenso. O protocolo, segundo frisou, deve ser adequado à realidade nacional, mas também está a ser trabalhado mediante as orientações internacionais.
Além de se trabalhar nos cuidados primários para se saber quantos doentes estão em tratamento, a ser seguidos, diagnosticados e controlados, a Diretora Nacional da Saúde é de opinião que o próprio doente deve responsabilizar-se pelo seu tratamento, fazendo exercício físico, adotando hábitos saudáveis e ainda evitar o consumo do tabaco e bebidas alcoólicas.
A hipertensão é um problema de saúde pública em Cabo Verde. O Dia Mundial da Hipertensão é assinalado anualmente no dia 17de maio, tem como objetivo fomentar a observação regular da pressão arterial na população e sensibilizar contra um flagelo que é o principal responsável pelo AVC (Acidente Vascular Cerebral).