Notícias

Cabo Verde tem conseguido ganhos relevantes no que toca a cobertura universal de saúde

Sem categoria

Esta afirmação foi feita pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário durante a cerimónia de abertura de uma webinar sobre o Dia da Cobertura Universal da Saúde– 12 de dezembro, realizado, pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, na manhã desta sexta-feira, 11.

IMG 7896 copyArlindo do Rosário considerou alguns dados dizendo que o país, em 2019 ocupou o índice 62 de cobertura universal de saúde segundo a classificação da OMS, sendo o 5º país melhor colocado na Região Africana com taxa de cobertura de cuidados acima da média africana e comparável a países de rendimento elevado.

“Apesar de ter atravessado três anos de seca severa, apesar da emergência sanitária provocada pela pandemia, o nosso sistema de saúde tem dado provas de resiliência e resistido aos fortes abalos que a COVID-19-19 tem provocado sobre os sistemas sanitários, econômicos e sociais em todo o mundo.” Frisou.

O Ministro disse ainda que nos últimos anos alguns indicadores de saúde registaram melhorias significativas, nomeadamente a diminuição a taxa de mortalidade materna e infantil e o aumento da esperança de vida. Isso graças ás reformas implementadas que de acordo com este governante, permitiram melhorar a governação em saúde, reduzir as desigualdades e assimetrias regionais no que tange ao acesso aos cuidados de saúde.

Para o Representante da Organização Mundial da Saúde, Hernando Agudelo, os cuidados de saúde primários é a chave para o alcance da Cobertura Universal de Saúde, tendo por enfase a prevenção de doenças e a promoção da saúde assegurando o cesso equitativo aos serviços essenciais de saúde às populações.

O Representante da OMS em Cabo Verde disse ainda que uma das principais prioridades da OMS definida no seu 13º plano geral de trabalho é a cobertura Universal de Saúde, e num contexto de pandemia pela Covid-19, há necessidade de se reforçar os sistemas nacionais de saúde por forma a não se perder os ganhos já alcançados pelos países, isso incluindo a vacinação.

Já o Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Danielson Veiga, reforçou que mesmo em tempos de pandemia deve-se investir e priorizar sistemas de saúde de qualidade de forma inclusiva e que verdadeiramente, protejam a todos.

O Dia da Cobertura Universal da Saúde foi assinalado este ano sob lema “Saúde para todos: proteja todas as pessoas”.  No contexto de uma pandemia global que ceifou milhões de vidas, a mensagem principal é chamar atenção que a Cobertura Universal da Saúde é um investimento moral e inteligente que não pode esperar.

A celebração anual desse dia representa um marco importante para uma maior consciencialização da população e dos lideres para a cobertura universal de saúde, isto é, para garantir que todos, em qualquer lugar, tenham acesso aos serviços básicos de qualidade de saúde, sem constrangimentos financeiros. Alcançar a CUS é uma das metas que as nações do mundo definiram ao adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015.

A cobertura universal da saúde significa que todos os indivíduos e comunidades recebem os serviços de saúde de qualidade de que precisam, sem passar por dificuldades financeiras ou discriminação.