A cerimónia do IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para países da CPLP, aconteceu na tarde desta sexta-feira 18 de junho, na cidade da Praia e foi presidida pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima acompanhada da Coordenadora Nacional da Rede dos Laboratórios, Elisa Veiga e da Coordenadora da Comissão Organizadora, Silvânia Leal e da parte do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge de Portugal, a Responsável do projeto (ProMeQuaLab), interveio Ana Faria.
Para a Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, este congresso veio reforçar ainda mais os laços da cooperação existentes entre os países da CPLP, as suas instituições e os profissionais de laboratórios, porque durante os dois dias de congresso houve muito debate, trocas de experiencias e interações entre os participantes.
“os técnicos de laboratório constituem um grupo profissional muito importante no Sistema Nacional de Saúde que saem reforçados deste encontro, pois mais de 80% dos diagnósticos médicos tem base nas análises laboratoriais, frisou”.
Maria da Luz Lima disse ainda que a nível internacional, ficou claro a disponibilidade dos parceiros internacionais apoiarem os laboratórios nacionais na implementação as recomendações saídas deste congresso.
Aproveitou a ocasião para agradecer a todas a comissões do IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para CPLP designadamente, a Comissão de Honra a Comissão Cientifica, a Comissão Organizadora, aos parceiros e aos participantes.
Como algumas recomendações saídas do IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial da CPLP ficou explicito a necessidade do Reforço do Controlo da Qualidade Laboratorial nos Laboratórios de Cabo Verde e a criação de uma equipa de Trabalho Nacional com o Envolvimento do sector público, privado, alimentar, animal e agricultura e o envolvimento do IGQPI para a implementação do Sistema Nacional de Controlo de Qualidade Laboratorial que deverá ser iniciado ainda este ano com o apoio do INSA-PT.
O IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para países de Língua Portuguesa, teve lugar em Cabo Verde, na Cidade da Praia, coorganizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge de Portugal (INSA) e contou com mais de uma centena de participantes presenciais e online de técnicos e profissionais de áreas afins públicos e privados de todas as ilhas de Cabo Verde, das universidades, das estruturas de saúde, mas também de profissionais dos países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Brasil, Portugal Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste.
O Programa Científico do IV Congresso teve a apresentação de 18 temas entre conferencias, mesas redondas e temas livres, com mais de 30 oradores e moderadores de vários países e instituições da CPLP. Ainda no âmbito do Congresso foram realizados 10 minicursos via plataforma zoom no pré-congresso que contou com mais de cem participantes. Foram apresentados mais de uma dezena de posters científicos que foi avaliado por uma comissão científica e cujo melhor poster recebeu um premio. Os posters e todas informação sobre o IV CCQL-CPLP está disponível no site www.cqlc.cv
Os parceiros do IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial da CPLP, foram nacionais e internacionais nomeadamente a Presidência da Reúublica de Cabo Verde, o Governo de Cabo Verde através do Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde de Portugal, a Organização Mundial da Saúde, representação em Cabo Verde, a IMPHARMA Cabo Verde, LABQUALITY, SBAC, Ordem do Farmacêuticos de Portugal, Ordem do Biólogos de Portugal e a Fundação Caloust Gulbankian.
A próxima edição do Congresso está prevista para daqui a dois anos, no Brasil.