O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou um encontro na manhã desta segunda-feira 12, para assinalar o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde (CUS), celebrado anualmente a 12 de dezembro, este ano sob o lema “Construir o mundo que queremos: um futuro saudável para todos”.
Enquadrada na iniciativa do “Ano de Segurança Sanitária” esta efeméride foi uma oportunidade para celebrar o progresso e aumentar a conscientização sobre o que é necessário para fornecer cuidados de saúde essenciais para famílias e comunidades em todos os lugares.
O evento foi presidido pela presidente do INSP, Maria da Luz Lima, que no seu discurso de abertura disse estar ciente dos desafios e por isso os temas abordados são uma mais valia à Cobertura Universal de Saúde em Cabo Verde.
Maria da Luz Lima ainda realça que a CUS não tem que ver somente com a questão financeira, por isso apela a todos a estarem comprometidos com a segurança, a qualidade que, por sua vez, está ligada ao acesso à saúde.
Por seu turno, o Representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Cabo Verde, Daniel Kertesz, afirma que sistema de saúde em Cabo Verde é “muito forte”, visto que, segundo constata “a população tem acesso a um pacote mínimo de serviço de saúde, e as pessoas moram a menos de 30 minutos de um centro de saúde”.
Daniel Kertesz reforça ainda que é preciso investir na área de recursos humanos para aumentar o acesso ao serviço de saúde.
A conferencia que foi moderada pela presidente do INSP contou com a apresentação do Representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, sobre a “Cobertura Universal da Saúde: Compromisso e Responsabilidade”, e a apresentação do Reitor da Universidade Intercontinental de Cabo Verde (UNICA), Artur Correia, sobre “Ambientes favoráveis e Equidade no acesso à saúde”.
Evento teve como palco o salão de banquetes do Palácio de Governo e contou com a participação de autoridades da saúde e parceiros nacionais, tanto presenciais como na plataforma digital.
Por: Míriam Pires