A COVID-19 representava um risco particular para pacientes com problemas subjacentes, como doenças cardíacas, que já é a principal causa de morte no mundo. Também esta pandemia levou com que em todo mundo as pessoas com problemas cardíacos, que normalmente precisam de consultas de rotina ou atendimento de emergência não relacionadas ao COVID-19, estejam evitando as estruturas de saúde por causa do medo de contraírem o vírus.
Por isso a WORLD HEART FEDERATION está a apoiar uma campanha mundial para sensibilizar os Pacientes com doença cardiovascular (DCV) que são mais suscetíveis a desenvolverem complicações derivados da COVID-19 a procurarem os serviços de saúde quanto precisarem, pois, os riscos de ataques cardíacos e derrames superam de longe, os riscos de contrair COVID-19 e o tempo é realmente essencial quando surgem os problemas cardíacos. As doenças mais frequentes e que afetam a função cardíaca são a hipertensão e diabetes, lesão dos tecidos musculares do coração (lesão do miocárdio), insuficiência cardíaca e doença reumática entre outros.
Portanto, neste ano, a campanha internacional está a chamar atenção das pessoas para usarem o coração para vencer:
As doenças cardiovasculares (DCV) que são as primeiras causas de mortes no planeta. As causas são variadas: desde fumo, diabetes, hipertensão e obesidade, até poluição do ar.
Usar o coração como…
Sua cabeça
Para entender o que é preciso para viver uma vida saudável para o coração e agir com base nesse conhecimento, mudando seu comportamento para uma melhor qualidade de vida agora e no futuro.
Sua influência
Como um indivíduo, para dar o exemplo aos seus entes queridos.
Como profissional de saúde, ajude seus pacientes a fazer mudanças positivas para a saúde cardíaca.
Como empregador, invista na saúde cardíaca de seus funcionários.
Como um governo, deve implementar políticas e iniciativas que levem a uma melhor saúde cardíaca da sociedade, como impostos sobre o açúcar, proibição de fumar e redução da poluição do ar.
Sua compaixão
Para olhar além de si mesmo e agir de forma a apoiar os mais vulneráveis na sociedade; aqueles com condições subjacentes relacionadas ao coração que podem colocá-los em maior risco no momento do COVID-19.
Todos nós podemos cuidar de nossos corações e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, tendo uma dieta saudável, dizendo não ao tabaco, não exagerando no consumo do álcool e fazendo muitos exercícios – dando um exemplo para nossos filhos e entes queridos.
Se tem uma condição de saúde subjacente, como doença cardíaca, insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão ou obesidade, não deixe a COVID-19 impedi-lo de fazer seus check-ups regulares. E nunca evite ligar para os serviços de saúde se precisar – é seguro e os profissionais médicos estão à sua disposição.