Notícias

Encerramento da terceira turma de treinandos em Epidemiologia de Campo Frontline-EpiCV

O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, e seus parceiros procederam esta quinta-feira, 16 de junho, ao encerramento da terceira turma de treinandos em Epidemiologia de Campo Frontline-EpiCV.

Com a conclusão desta turma o país passa a contar com mais 17 técnicos treinados e capazes de atuar para melhorar a qualidade dos dados de vigilância e atuar na resposta oportuna e atempada perante às emergências em saúde pública que possam surgir.

Além dos profissionais da Saúde Humana, participaram do treinamento, profissionais da Saúde Animal e da Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura e Ambiente e da Agência Nacional de Água e Saneamento, ANAS, visando a integração entre estas equipas no contexto de “Uma Só Saúde”.

Os treinandos tiveram a oportunidade de fazer trabalhos de pesquisas no terreno, com destaque para a “Investigação de Esquistossomose Urinária” feita na comunidade de Cutelo Gomes no Município de São Miguel, cujo resultado foi apresentado nesta última sessão formativa.

O treinamento em Epidemiologia de Campo Frontline, é fruto da parceria existente entre o Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, a Organização Oeste Africana de Saúde – OOAS, a Organização Mundial de Saúde, OMS, a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos – CDC Atlanta, e a Rede Global de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo – Tephinet, entre outros.
A próxima turma de treinandos, quarta turma, em Epidemiologia de Campo Frontline terá início na próxima segunda-feira, dia 20 de junho.