Notícias

Formação de gestores de dados na utilização da plataforma regional no espaço CEDEAO

Sem categoria

Durante os dias 08 a 12 de maio de 2017, uma equipa técnica de Cabo Verde participou, na capital da Guiné-Bissau, numa sessão de Formação de gestores de dados na utilização da plataforma regional de partilha de informação de vigilância epidemiológica no espaço CEDEAO, promovido pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS).

O Instituto Nacional de Saúde Pública fez representar nesta formação, bem como outros representantes de instituições nacionais como o Ministério da Saúde e da segurança Social, o Ministério da Agricultura e Ambiente e o Hospital Dr. Agostinho Neto, através dos gestores de dados do sistema de informação sanitária, gestores de dados do sistema de vigilância epidemiológica e gestor de dados da Saúde animal.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do reforço dos sistemas de vigilância epidemiológica, iniciada pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), em 2014 através da implementação de uma plataforma regional de partilha de informações sobre as doenças potencialmente epidémicas no espaço da CEDEAO baseada no DHIS.

Este ateliê de formação teve como objetivo reforçar as capacidades de utilização da dita Plataforma como instrumento regional de alerta precoce e de resposta coordenada às epidemias entre os países da sub-região.