Notícias

Governo lança oficialmente a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Rubéola

Sem categoria

A abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Rubéola teve lugar hoje (7 de novembro), no pavilhão desportivo de Achada Grande Trás, presidida pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministro e do Desporto, Fernando Elísio Freire, em representação do governo.

A campanha tem por objetivo vacinar todas as crianças dos 9 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias, contra sarampo e rubéola.

IMG 8573dc copyPara o Ministro Fernando Elísio Freire, esta campanha demostra que se está a preparar um caminho seguro para construção de um futuro saudável, prevenindo várias doenças e construindo um país melhor.

“O nosso próximo desafio é conseguirmos de facto ser reconhecido como um país livre de   sarampo e continuar a trilhar o caminho para que nenhuma criança fique para trás. Nós queremos pensar global, mas agir localmente”.

Por outro lado, para a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, a vacinação é um direito humano básico e essencial que deverá ser respeitado. Pois está a se garantir que cada indivíduo tenha oportunidade de sobreviver e ter uma maior possibilidade de realizar o seu pleno potencial e investir no futuro.

Ana Patrícia Graça, considera ainda que é uma determinação e desafio vacinar 45 mil crianças durante 7 dias consecutivos e é um feito que exige uma grande participação e empenho das comunidades, famílias e agentes de saúde.

Segundo o Representante da OMS em Cabo Verde, Mariano Salazar Castellon, Cabo Verde terá que continuar com o seu tradicional profissionalismo e compromisso com a saúde, para que possa conseguir ser declarado país livre de sarampo e rubéola.

“Não só lançamos a campanha como também trabalhamos com as autoridades nacionais para que Cabo Verde no futuro seja um país livre de sarampo e transmissão da rubéola congénita”.

De referir que a campanha decorrerá até o dia 13 de novembro e será feita nas estruturas de saúde, jardins infantis e outros postos de vacinação previamente identificados.

P1010991sd