Notícias

INSP apresenta resultados de Investigação feita sobre alfaces na Cidade da Praia para a DNS

Sem categoria

O Diretor dos Serviços de Vigilância Integrado de Doenças e Resposta, Domingos Teixeira e a Coordenadora do Programa de Nacional de Nutrição, Irina Spencer participaram na tarde desta terça-feira, 21, de uma sessão de apresentação dos resultados da pesquisa sobre alfaces comercializados na cidade da Praia.

O estudo realizado pelo Laboratório de Controlo de Qualidade de Água e Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Pública, em novembro de 2019, para avaliação parasitológica das alfaces comercializadas no município da Praia, revelou que 100% das amostras analisadas apresentaram contaminações por parasitas intestinais, sendo 57 % de contaminação por helmintes e 43% por protozoários.

IMG 5172

As conclusões do estudo apontam que as alfaces comercializadas nos estabelecimentos comerciais no município da Praia, estão contaminados com uma grande variedade de helmintes e protozoários intestinais. Isto pode representar um risco para a saúde dos consumidores, se medidas adequadas de higiene e desinfeção não forem adotadas.

Esta sessão de apresentação enquadra-se no âmbito de um programa de socialização destes resultados, que está sendo levado a cabo pelo INSP, para conscientizar sobre a problemática e articular as medidas necessárias.

De recordar que uma sessão similar já tinha sito organizado e dezembro de 2019, como outros parceiros, nomeadamente a INIDA, Direção Geral da Agricultura, Departamento de Gestão dos Mercados do Plateau e a ERIS, com o mesmo objetivo.

 

Para mais informação lei o artigo sobre o estudo neste link:https://www.insp.gov.cv/index.php/noticias/352-insp-alerta-a-populacao-para-melhores-praticas-de-higiene-de-alfaces-como-forma-de-reduzir-os-riscos-para-saude-publica