Notícias

INSP coordena o projeto PACT África CDC/IRESSEF – Vigilância comunitária e mobilização de agentes comunitários de saúde para vacinação da Covid-19

Destaque

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 1, a apresentação do projeto PACT África CDC/IRESSEF – Vigilância comunitária e mobilização de agentes comunitários de saúde para vacinação da Covid-19 que irá ser implementado pela Associação Cabo-verdiana para a Proteção da Família (VerdeFam) sob a coordenação e parceria da entidade nacional, Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

O projeto que foi financiado pelo Instituto de Pesquisa em Saúde para Vigilância Epidemiológica e Formação (IRESSEF), pretende sensibilizar a nível nacional, por via de informações credíveis, cerca de 60 % das famílias cabo-verdianas, correspondente a 291 mil pessoas sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.

O evento, realizado na cidade da Praia, contou com a presença dos técnicos do INSP, do representante do IRESSEF, Elhabji Nbaye, e foi presidido pelo presidente da VerdeFam, Francisco Tavares.

É de realçar que a ideia é mobilizar os agentes comunitários para ajudar a reforçar os indicadores de vigilância e mobilizar a comunidade para a vacinação contra a covid-19 em cinco países da África Ocidental, e neste sentido, o projeto irá apoiar igualmente o Ministério da Saúde desses países na luta contra a covid-19, e reforçar a resposta comunitária da epidemia através da identificação e recrutamento de informação.

Para atingir a meta, a VerdeFan, sob a coordenação e parceria do INSP, irá capacitar 13 supervisores para replicar a formação a 250 agentes comunitários, integrantes do movimento ação jovem, associações comunitárias e ativistas sociais no sentido de promover a saúde nas comunidades com ações de sensibilização de proximidade.

O projeto além de mobilizar e formar comunidades e agentes da saúde, prepara igualmente a população para os diferentes tipos da pandemia que afetam sobretudo o continente africano em prol da saúde comunitária.

Míriam Pires