Notícias

INSP e OMS destribuem kits de Higienização das mãos em Cidade Velha.

Sem categoria

A higienização das mãos, em particular a lavagem das mãos é uma das principais ações para reduzir a transmissão das Infeções relacionadas à Assistência à Saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo assim, a segurança dos pacientes, profissionais e utentes dos serviços de saúde.

Neste âmbito, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com o Escritório da OMS em Cabo Verde, o Centro de Saúde e a Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago,levou a cabo uma ação educativa sobre a Higienização das Mãos e Comportamentos Saudáveis, na Escola do EBI do Salineiro, direcionada aos profissionais de saúde das áreas de apoio operacional e de manipulação de alimentos das referidas estruturas de saúde e aos serventes e cozinheiras da Delegação Escolar do referido concelho.

A ação foi acopanhada ainda de uma destribuição de kits de higienização das mãos às escolas de estruturas de saúde do município.

O dia mundial de higienização das mãos é assinalada todos os anos, a 5 de maio, com o objetivo é consciencializar os profissionais de saúde, os decisores políticos e os responsáveis hospitalares sobre a importância deste ato que pode salvar vidas.

Aliás, o lema deste ano é “Salve vidas – Higieniza as suas mãos”.