Está a decorrer, entre os dias 15 e 16 de dezembro, no INSP, uma ação de formação para preparar os inquiridores e supervisores que irão realizar o II Estudo CAP (Comportamentos Atitudes e Práticas) sobre a covid-19.
Esta é uma fase preparatória, a operação de investigação que o Instituto Nacional de Saúde Pública pertente realizar de 17 a 23 de dezembro, em todo o território nacional, com o objetivo de analisar conhecimentos, atitudes e práticas da população residente em Cabo Verde em relação à COVID-19.
De acordo com a Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, pretende-se ir ao tereno e compreende na população, como estão a ser implantadas as medidas de prevenção divulgadas e quais as principais barreiras.
“Já tínhamos realizado um primeiro estudo CAP, durante o Estado de Emergência (fevereiro a março), mas em formato online, dado a situação de limitação de circulação que vigorava na altura. Este estudo nos trouxeram informações importantes na definição de melhores estratégias. Mas agora, nove meses depois do início da pandemia, é necessário compreender quais os comportamentos, atitudes e práticas tem a nossa população.
Vão ser inquiridas cerca de 2600 pessoas com idade a partir dos 12 anos, aliás isto é uma das particularidades deste II Estudo, pois inclui os adolescentes e será realizado tanto no meio urbano como rural, para ser representativa da população cabo-verdiana.
Os dados serão recolhidos por inquiridores devidamente treinados para aplicar o questionário. Para se garantir a segurança dos inquiridores e dos inquiridos, será mantido o distanciamento físico de segurança entre os intervenientes. Ademais, o uso de meios físicos de proteção (máscaras), bem como medidas de higiene serão cuidadosamente observadas.
O INSP esta a contar, para realização deste estudo, com a parceria do Instituto Nacional de Estatística (INE), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Escritório Conjunto da UNICEF/UNFPA/PNUD.