Notícias

INSP em parceria com a OMS reforça as capacidades nacionais em termos de Gestão do Observatório de Tabaco de Cabo Verde

Sem categoria

Durante 3 dias, de 09 a 11 de dezembro de 2020, os técnicos de Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), da Comissão de Combate aos Álcool e outras Drogas (CCAD) participaram de uma ação de capacitação dobre a gestão do Observatório de Tabaco de Cabo Verde e gestão de conteúdo web.

IMG 7810 copyA referida formação ministrada pelos técnicos do NOSI e do INSP, teve o apoio da Organização Mundial da Saúde e visa capacitar os profissionais para uma melhor gestão da Plataforma web e de seus conteúdos.

A implementação do Observatório de tabaco de Cabo Verde, é um projeto que o INSP, está a implementar através da equipa do Observatório Nacional de Saúde que já acumula experiências no desenvolvimento deste tipo de plataforma online e visa Consolidar o Observatório de Tabaco numa plataforma nacional de gestão dos dados e informações de tabaco no país e reforçar o conhecimento da população sobre as leis nacionais referentes ao tabaco.

Em Cabo Verde o tabaco é a segunda substância lícita mais consumida. A prevalência nacional entre adultos de 25 a 64 anos de idade, segundo o INDT-2007 era de 9.9%, em 2013. O início do consumo – cerca de 7% ocorre em crianças com idade entre 6 a 12 anos e 53% em jovens com idades inferior ou igual a 18 anos. O tabagismo é o principal fator de risco nas três principais causas de óbito em Cabo Verde, as doenças cardiovasculares, os cancros e as afeções respiratórias.

Cabo Verde ratificou em 2005, a Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco – CQCT da Organização Mundial de Saúde, assim sua implementação nacional ganhou o status de Política do Estado e o cumprimento de suas medidas e diretrizes tornou-se uma obrigação legal.

Nesse contexto, o Instituto Nacional de Saúde Pública, com a assistência técnica e financeira da Organização Mundial da Saúde, criou, em fevereiro de 2020, um Observatório do Tabaco de Cabo Verde https://observatoriotabaco.cv/ para contribuir no combater a epidemia do tabagismo. Trata-se de um portal online onde são disponibilizadas todas as informações, dados estatísticos, estudos e campanhas de informação de comunicação sobre o tabaco em Cabo Verde. O Objetivo é apoiar no controle do tabaco e monitorizar as politicas e ações para combater a epidemia do tabagismo em Cabo Verde.