No âmbito do dia mundial da lavangens das mãos, que se assinalou no passado 15 de outubro, sob o lema “Mãos Limpas – uma receita para a saúde”, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a OMS e o Centro de Saúde dos Picos, promoveu hoje 19 de outubro, nesta localidade, uma ação educativa sobre a importância da lavagem das mãos e uma distribuição de kits de higienização para os participantes.
A ação foi dirigida aos ajudantes de serviços gerais da Delegacia de Saúde, cozinheiras das cantinas escolares e informais e os funcionários do serviço de saneamento da Câmara Municipal do Município de São Salvador do Mundo.
A atividade foi desenvolvida com intuito de sensibilizar a população local sobre a importância da lavagem das mãos, qual o momento que deve ser feito e incutir nas pessoas a importância de fazerem da lavagem das mãos um hábito principalmente antes de comer, cozinhar e alimentar os outros.
Segundo a organização, a ação desenvolveu-se nomedamente em torno das cozinheiras das cantinas escolares, sendo que estas lidam com a manipulação dos alimentos. “As cozinheiras cozinham para milhões de crianças. Se á comida for feita sem uma higienização correta das mãos, pode causar problemas de saúde às crianças e a lavagem das maõs é uma receita caseira que poderá salvar vidas” explica Argentina Fortes.
Por outro lado a ação envolveu também os profissionais de saúde, e de saneamento da Câmara Municipal, sendo que estes também devem fazer uma correta igienização das mãos e é considerado um factor importante para manter a saúde e salvar vidas de outras pessoas.
É de se referir que esta inciativa vem sendo realizado desde o ano passado em parceria e a perspetiva é para continuar e ser alargado para os outros conselhos.
A lavagem das mãos é uma parte importante para manter os alimentos seguros e prevenir doenças. As mãos quando não lavadas corretamente com água e sabão, podem ser as principais vias de transmissões de doenças diarreicas, conjuntivite, herpes, entre outros.
Lavar as mãos com sabão é uma “receita caseira” que, quando particada com regularidade e em momentos chaves, previne infeções e salva vidas.