O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, realizou nos dias 25 e 26 de novembro, sexta-feira e sábado, um Atelier de Validação do Plano Estratégico da Instância Nacional de Coordenação referente à criação e implementação do Plano Nacional da Abordagem “Uma Só Saúde”.
O ato foi presidido pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública e Coordenadora da Comissão Multisetorial da Instância Nacional de Coordenação no âmbito da Abordagem “Uma Só Saúde” Plano, Dra. Maria Da Luz Lima, e contou com a presença do Diretor Nacional de Saúde, Dr. Jorge Noel Barreto, e da Representante da Organização Mundial da Saúde, Dra. Flávia Semedo e representação do Ministério da Agricultura e do Ambiente.
A elaboração do Plano Estratégico da Abordagem “Uma só saúde” foi liderada pelas consultoras externas, Dra. Ana Batalha e Dra. Marília Santini, e conta com um período de implementação de 5 anos, nomeadamente de 2022 a 2026.
O objetivo da implementação dessa estratégia é de permitir mais e melhor saúde para Cabo Verde, tendo em conta que as saúdes humanas, animais animal e ambientais ambiental estão interligadas e dependentes, pois a maior parte das doenças que afetam os seres humanos são provenientes dos animais.
A abordagem One Health ou “Uma Só Saúde” é definida pela Comissão quatripartite, Food and Agriculture Organization (FAO), World Health Organization (WHO), World Organisation for Animal Health (WOAH) e United Nations Environment Programme (UNEP) como[I1] uma abordagem integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.