No dia 24 de novembro, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou uma Mesa Redonda no âmbito da Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana, sob o lema “Juntos prevenindo a resistência antimicrobiana”.
O evento contou com a participação da Diretora dos Serviços Pecuários, Dra. Analina Olende, que colocou em cima da mesa a “Situação do uso de antimicrobianos na pecuária e perspetivas futuras para prevenção do uso indiscriminado”, da Responsável do Laboratório do Hospital Universitário Agostinho Neto, Dra. Elisa Veiga e da Medica Patologista e Ponto Focal da Resistência Antimicrobiana do Hospital Batista de Sousa que partilharam informações referentes a dados sobre a Resistência Antimicrobiana em Cabo Verde.
O ato teve por objetivo debater a questão da Resistência Antimicrobiana, no sentido de melhorar a conscientização sobre esta problemática. Vale ressaltar que a questão da resistência antimicrobiana se trata de um problema de saúde pública que tem provocado milhares de mortes, anualmente, a nível mundial.
Durante a cerimonia também foi frisado que o plano nacional de luta contra a resistência antimicrobiana está na fase de implementação.
A conscientização sobre Resistência Antimicrobiana constitui um dos objetivos primordiais a serem alcançados, em prol da qual a OMS definiu a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana de 18 a 24 de novembro. O evento foi realizado na sala de conferências do Hotel Pérola.