Notícias

INSP realiza Seminário Científico para promover a divulgação de trabalhos científicos na área de Entomologia Médica

Sem categoria

Decorreu na Praia, nos dias 03 e 04 de julho, um Seminário Científico sobre “Mosquitos Vetores de Doenças Humanas: Investigação, Monitorização e Controlo”, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), através do Laboratório de Entomologia Médica, em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical Universidade Nova de Lisboa (GHMT/IHMT) e o Comité de Coordenação e Combate à Sida (CCSSIDA).

IMG 3027 copy copyEstes dois dias de Seminário, vem na sequência do curso “Técnicas de Entomologia aplicada à monitorização e controlo de vetores” também promovido pelo INSP e seus parceiros, entre os dias 26 de junho a 01 de julho, destinado aos profissionais de laboratório, docentes universitários e pesquisadores, com vista a reforçar a capacitação destes profissionais na área de investigação e controlo vetorial no país.

O Seminário Cientifico teve por objetivo promover a divulgação e discussão de trabalhos científicos desenvolvidos na área de entomologia médica e áreas afins a nível nacional e internacional.

Para o Dr. Artur Correia, Secretario Executivo do CCSSIDA, que procedeu a abertura deste seminário, Cabo Verde ainda é um país muito vulnerável às doenças transmitidas por vetores (mosquitos), pois das 11 espécies de mosquitos existentes no país, algumas são transmissores de arboviroses (dengue, zika e febre amarela etc.) ou paludismo e por esta razão, entende que tando o curso como o seminário cientifico, enquadram-se na perspetiva do reforço dos programas de vigilância entomológica no país.

O Presidente do INS, Dr. Tomas Valdez, disse que existem vários trabalhos de pesquisadores nacionais na área de entomologia, publicados em revistas internacionais, mas que ao nível nacional é pouco divulgado e, por conseguinte, pouco conhecido. Daí que, o objetivo é promover um espaço de discussões e divulgação destes trabalhos e definir os novos desafios em matéria de pesquisa.

O Professor Doutor Henrique Silveira, subdiretor do IHMT, que foi um dos conferencistas deste seminário e apresentou dois painéis designadamente “A investigação em vetores no GHMT/IHMT” e “Podemos manipular os mosquitos para controlar as doenças transmitidas por vetores?”, salientou que as doenças transmitidas por vetores são um problema mundial e uma das formas mais eficazes para as controlar é   controlar o próprio vetor.

Existem várias maneiras de fazer isso, desde a utilização de inseticidas, a luta biológica, a transformação genética dos mosquitos, manipulação de hábitos alimentares, etc.” e frisa ainda que “a técnica de transformação genética dos mosquitos é uma temática em desenvolvimento, embora já existem algumas aplicações a serem utilizadas em alguns países.”

IMG 3007 copy

Para o representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde (OMS), Doutor Mariano Salazar Castellon, o INSP desempenha um “papel importante” na agenda de pesquisa em saúde pública nacional do qual depende o Laboratório de Entomologia Médica, estrutura que tem por competências o desenvolvimento de pesquisa laboratoriais em matéria dos vetores.

Ainda durante a cerimónia de abertura do Seminário Cientifico, foram entregues aos participantes do Curso de Técnicas de Entomologia aplicada à monitorização e controlo de vetores os certificados de participação.

O seminário científico contou com a participação de profissionais de várias instituições, nomeadamente as estruturas de saúde de várias regiões do país, universidades, entidades ligadas à agricultura e ambiente, água e saneamento, meteorologia, ordenamento do território, entre outros. 

Durante o programa des dois dias, foram apresentados e discutidos vários trabalhos de investigação feitos por pesquisadores nacionais, sobre os vetores e o controlo vetorial em Cabo Verde. 

IMG 2657