O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, realiza durante toda a semana, de 5 a 9 de dezembro, no hotel VIP Praia, um treinamento intensivo sobre o Centro Nacional de Operações de Emergências de Saúde Pública, CNOESP, com a finalidade de melhorar a capacitação dos Recursos Humanos.
A fim de atingir o propósito, o INSP, com o apoio técnico e financeiro do Escritório Local da Organização Mundial da Saúde, irá capacitar os diferentes stakeholders relevantes em matéria de gestão de eventos de saúde pública, com o fim último de diminuir o impacto de tais eventos no país.
O curso apresenta uma visão geral da estrutura e terá como foco entender o funcionamento dos Centros de Emergências de Saúde Pública bem como do Sistema de Gestão de Incidentes (IMS – Incident Management System).
O treinamento contou com a participação de vários setores relevantes, entre eles, a equipa do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Delegacias de Saúde, Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Policia Nacional, Polícia Militar, Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde (ASA).
O Centro Nacional de Operações de Emergências de Saúde Pública (CNOESP) inserido na estrutura do Instituto Nacional de Saúde Pública, foi inaugurado em Cabo Verde em 2018, como objetivo de melhorar a capacidade de responder a ameaças à saúde pública. O CNOESP visa principalmente assegurar a coordenação multissetorial na implementação de intervenções de vigilância dos eventos de saúde pública.