O Dr. Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde e Presidente cessante do 66ª Comité Regional da OMS para África, saúda a presença do Dr. Tedros Ghebreyesus, Diretor-geral da OMS no Comité Regional.
No dia 28 de agosto de 2017 iniciou a 67ª sessão do Comité Regional da OMS para África em Victoria Falls no Zimbabwe.
A cerimônia de abertura oficial da 67ª sessão do Comité Regional da OMS para a África teve lugar no Hotel Elephant Hills Resort de Victoria Falls e foi oficialmente inaugurada por Sua Excelência o Senhor Robert Gabriel Mugabe, Presidente da República do Zimbábue, na presença do Honorável Dr. David Pagwesese Parirenyatwa, Ministro da Saúde e Cuidados Infantis do Zimbabwe, do Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, do Dr. Arlindo Nascimento do Rosario, Presidente do 66º Comité Regional e Ministro da Saúde de Cabo Verde, da Drª Matshidiso Moeti, Diretora Regional da OMS para a África, assim como por delegações dos 47 Estados Membros da Região Africana da OMS e parceiros.
O presidente cessante da 66ª Sessão do Comité Regional da OMS para a África, Dr. Arlindo do Rosário, felicitou o novo Diretor-Geral da OMS pela sua eleição para o mais alto cargo no secretariado da Organização.
«Permitam-me saudar com entusiasmo a presença do Dr. Tedros Ghebreyesus, Diretor-geral da OMS, e felicitar os países membros da nossa Região pela coerência de posição que culminou com a sua eleição pela Assembleia Mundial da Saúde», disse ele.
O Dr. Arlindo destacou alguns dos resultados de saúde obtidos no ano passado, incluindo a implementação da Agenda de Transformação que tem orientado o processo de reforma da OMS a nível regional. Acrescentou que existem desafios para a Região tais como a gestão de riscos sanitários e a prevenção de epidemias, nomeadamente da Febre Amarela, as Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo o VIH/Sida e a implementação do Regulamento Sanitário Internacional pelos Estados membros.
O Dr. Arlindo também apontou a estratégia global para os Recursos Humanos de Saúde, a Cobertura Universal de Saúde e os indicadores e metas que constam do objetivo 3º do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), como áreas prioritárias para os próximos anos.
«Se os nossos países disporem de sistemas de saúde fortes e eficazes teremos uma OMS forte e eficaz, já que são os Estados Membros quem desenvolve as políticas e implementa as ações necessárias para o bem-estar das suas comunidades», acrescentou ele sublinhando que «se tanto a OMS como os países fizeram a sua parte, teremos motivos para celebrar, no futuro, uma África que orgulha ainda mais os africanos, e um mundo com melhores indicadores de saúde e qualidade de vida».
A 67ª Sessão Comité Regional da OMS para África irá decorrer até o dia 1 de setembro de 2017.
Fonte: Página do facebook do Escritório da OMS em Cabo Verde.