O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário realizou uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde.
A visita teve como finalidade fazer um balanço das atividades do ano de 2019 e as perspetivas para ano de 2020.
Durante a visita o Ministro também se reuniu com os membros do Conselho de Administração do INSP e com os colaboradores da Instituição, onde para além de desejar as boas festas e reafirmar a sua confiança na equipa que lidera os destinos desta instituição, o Ministro também tomou pulso as realizações conseguidas durante o ano 2019 e os desafios e projetos macros para o ano que se avizinha. Não ficou de fora também a Agenda de Investigação para Saúde em cuja fase de validação está previsto para o primeiro trimestre de 2020.
Arlindo do Rosario, considerou que os desafios que se impõe ao INSP, no memento são importantes, mas que no próximo ano através do reforço dos laboratórios, a implementação da Agenda de Investigação para Saúde e a consolidação do Observatório Nacional de Saúde, as contribuições para as politicas de saúde e o papel do INSP serão reforçadas.
Segundo este governante o sector da saúde de um modo geral teve grandes realizações em 2019, nomeadamente o aumento do rádio médico/habitante que passou de 6 para 7,6/10.000 habitantes, a diminuição da transmissão vertical do HIV, a diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros. O investimento em mais de 10 milhões de contos em equipamentos de diagnóstico que serão operacionalizados nas estruturas de saúde de todo o país e em particular nos centros de saúde da Praia e São Vicente, como estratégia de descongestionar os hospitais centrais e apostar nos cuidados primários de saúde.
Afirmou que o ano de 2020 será o ano dos recursos humanos onde vai se apostar muito na contratação de mais profissionais para o sector, com previsão para entrada de cerca de 608 profissionais de diferentes áreas e a aposta na formação e capacitação em areais prioritárias e de interesse designadamente epidemiologia de terreno, entomologia médica, medicina geral e familiar que serão implementados ou consolidados no próximo ano.
De salientar que o Ministro da Saúde e da Seguranças Social exerce o poder de superintendência sobre o INSP que tem como missão “Gerar, desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a saúde e seus determinantes, visando o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria do sistema de saúde, em prol do bem-estar da população de Cabo Verde” e ainda “coordenar e promover a adoção de políticas de promoção da saúde no país, numa perspetiva multissectorial e pluridisciplinar