O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em todo o mundo no dia 28 de abril. Este ano o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) incide sobre a inclusão de “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio e direitos fundamentais no trabalho.
É de importância vital garantir a segurança e saúde ocupacional como demonstrado de forma evidente pela pandemia da COVID-19 e seu impacto profundo e transformador no mundo do trabalho. Prevenir acidentes no local de trabalho é uma responsabilidade de todos e um direito transversal a todos os trabalhadores.
Com caráter tecnológico, transdisciplinar e muito dinâmico, a biossegurança e a bioproteção devem ser capazes de promover ambientes seguros em serviços de saúde, bem como, em laboratórios de análises clínicas, animais e ambientais, em laboratórios de instituições de ensino, de pesquisa, da indústria e em atividades de campo. Promover a biossegurança e a bioproteção não apenas contribui para o aprimoramento técnico nas diferentes áreas, mas, sobretudo, reforça o propósito de prevenção de agravos e promoção da saúde.
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), desde a sua criação e início dos trabalhos em 2016, tem promovido e participado em varias ações de capacitação interna e externa, para a implementação a nível nacional do sistema de Biossegurança e Bioproteção. Os manuais nacionais de Biossegurança e do transporte de amostras biológicas elaborados e validados, são ferramentas essências na promoção da segurança e saúde ocupacional e podem ser acedidos no site do INSP (www.insp.gov.cv).