O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, na presença de vários dirigentes das duas instituições. Trata-se de um documento que estabelece as bases para uma relação de colaboração mútua no domínio de recolha, tratamento e partilha de dados estatísticos, de documentação específica, com vista à promoção da investigação na área da saúde em Cabo Verde.
Para o Presidente do Conselho de Administração do INSP, Dr. Tomas Valdez, “Este é um ato que ultrapassa todo o simbolismo porque, logo desde de cedo, com a tomada de posse do atual Conselho de Administração elegeu-se o INE como um dos parceiros privilegiados para dar seguimento aos compromissos e atribuições estabelecidos no estatuto do INSP.”
Para o Presidente do Conselho de Administração do INE, Doutor. Osvaldo Cruz, este protocolo possibilita a disponibilização de dados credíveis ao INSP, para efeito de estudos e investigação em Saúde.
De acordo com as disposições estatutárias do INSP, este instituto deve cooperar com o INE na análise da situação de saúde da população, em análise temáticas, abrangendo os principais problemas de saúde pública do país e dos seus determinantes, bem como em análise dos aspetos relacionados com o acesso, utilização e cobertura dos serviços de saúde e na implementação do Observatório Nacional de Saúde.
O referido protocolo tem duração indeterminado e entra em vigor a partir da data da sua assinatura.