A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, Dra. Maria Da Luz Lima, marca presença nas comemorações do Dia Mundial da Higienização das Mãos, a assinalar no dia 5 de maio, no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente.
O Dia Mundial da Higienização das Mãos, tem como objetivo consciencializar as pessoas, principalmente os profissionais da saúde e os cuidadores sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.
A correta higienização das mãos salva milhões de vidas quando realizada nos 5 momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde. Os profissionais da saúde, os cuidadores, usuários dos serviços de saúde, formuladores de políticas e sociedade civil podem acelerar e sustentar a ação de higiene das mãos no ponto de assistência, garantindo o cuidado limpo nesses serviços.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US $ 16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar (US $) investido.
Ela é fundamental para a saúde pública e é uma das formas mais eficazes de prevenir a ocorrência de doenças infeciosas, como a COVID-19, além de outras doenças como gripe, diarreia, hepatite e febre tifoide. As principais medidas de higiene das mãos incluem lavá-las frequentemente com água e sabão, utilizar álcool em gel quando não for possível lavá-las e evitar tocar no rosto e em superfícies contaminadas sem antes higienizar as mãos.