Notícias

Presidente do INSP participa da Cimeira Mundial da Saúde 2019

Sem categoria

De 27 a 29 de outubro, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, participa da Cimeira Mundial da Saúde 2019, que acontece em Berlim, em representação da Organização Oeste Africana da Saúde.

A Presidente do INSP tem uma intervenção na Cimeira Mundial da Saúde, sobre o tema “Saúde digital no controle da tuberculose”.

world health summit 2019 3 copy

Trata-se de três dias com mais de 50 palestras, painéis de discussão e workshops, como 2.500 participantes internacionais de ciência, política, indústria e sociedade civil discutindo temas como Transformação do capital humano: Investimento em saúde e educação; Pesquisa desenvolvimento para doenças infeciosas; Cobertura universal de saúde: expansão de direitos e acesso; O futuro da política de saúde no G7 / G20, o ODS3: O Plano de Ação Global para Vidas Saudáveis ​​e Bem-Estar para Todos, Focus Africa: Desenvolvendo Capacidades e Instituições Fortes, Saúde digital: moldando a sociedade e a economia moderna.

Os extraordinários desafios à saúde em todo o mundo exigem soluções multissetoriais e interdisciplinares. Privado e público, a saúde só pode ser melhorada ao unir a ciência básica e as políticas públicas integrando as comunidades e redes profissionais diferentes. A Cimeira Mundial da Saúde é uma oportunidade única e fórum independente para acadêmicos, profissionais de saúde, funcionários do governo e representantes da sociedade civil e da indústria para abordar e discutir as questões mais prementes na Saúde Global.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Ação Global para Vidas Saudáveis ​​e O Bem-Estar para Todos forneceu o roteiro e foi apresentado pelo Dr. Tedros, Diretor Geral da OMS, no ano passado na Cimeira Mundial da Saúde. Os protagonistas terão que alinhar suas abordagens, acelerar políticas baseadas na ciência e implementação, ao mesmo tempo em que são responsabilizados por objetivos e impactos mensuráveis.

A Cimeira Mundial da Saúde contribui para todos esses componentes, trazendo uma ampla gama de atores para juntos trabalhar em soluções e superar obstáculos, a fim de não deixar ninguém para trás.

A Cimeira Mundial da Saúde tem o patrocínio contínuo da Chanceler da Alemanha, Presidente da França e Presidente da Comissão Europeia. É uma iniciativa internacional dedicada à área da Saúde Global, sendo apoiada pela Aliança M8. Considerada como o G8 da Saúde, trata-se de uma rede constituída por 25 membros internacionais na área da saúde, incluindo centros de investigação, instituições académicas e universidades.

De forma complementar à cimeira, realiza-se também anualmente, desde 2013, o encontro regional da mesma, tendo a cidade de Coimbra acolhido, em 2018, o 6.º Encontro.