Notícias

Resultados da sequenciação genómica do vírus SARS-CoV-2 do mês de maio de 2022

Os resultados da sequenciação genómica das amostras positivas de SARS-CoV-2, processadas nos laboratórios de biologia molecular do INSP, na Praia, referentes ao mês de maio, mostram que 100% pertencem á variante Ómicron, incluindo várias sub-linhagens, nomeadamente a sub-linhagem BA.5 que é a que mais circula na Europa (sobretudo Portugal).

Esta é a primeira vez que esta sub-linhagem é detetada no país, estando a circular nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago.
É de salientar que a BA.5 tem mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e ou na sua capacidade de evadir a resposta imunitária sendo mais transmissível do que a sub-linhagem BA.2.

Apesar da maioria das amostras sequenciadas serem da BA.2, regista-se um aumento da linhagem BA.5.
Das amostras sequenciadas 43% são da sub-linhagem BA.2; 35% diz respeito a sub-linhagem BA.5; 9% da BA.2.35; 7% da BA.4; 4% da BA.2.9; e1% da BA.2.12. 1;.
O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, reforça o apelo para que a população faça a vacinação da segunda dose da vacina contra a COVID-19, bem como a dose de reforço e reforce as medidas preventivas preconizadas.