A Presidente do INSP reuniu com o Conselho Consultivo do INSP, durante a manhã de hoje 27, naquela que foi a primeira reunião ordinária deste órgão, desde o seu empossamento.
Esta reunião serviu para participar os membros do Conselho Consultivo das realizações feitas pelo INSP ao longo do ano de 2018, as grandes linhas do plano de ação para 2019, bem como discutir os desafios que impõe à instituição a curto, médio e longo prazo.
De recordar que este órgão é composto por sete (7) membros, que tomaram posse a 13 de março de 2018, na sede do INSP, na cidade da Praia.
Conforme as disposições estatutárias, os membros do Conselho Consultivo foram escolhidos como representantes dos principais departamentos governamentais com áreas de atuação conexas com a Saúde e de outras entidades públicas e privadas, da comunidade científica e de setores sociais, com intervenção na saúde pública.
O Conselho Consultivo é o Órgão de consulta do Presidente do INSP, em matéria técnica e de coordenação multissectorial das atividades e dos interesses legítimos, públicos e privados, que se manifestam e se interpenetram no âmbito da saúde pública.
Compete ao Conselho Consultivo acompanhar as atividades do INSP, aconselhando o seu Presidente na conceção e execução de ações relativas às suas atribuições, e nomeadamente, dar pareceres sobre quaisquer assuntos de carácter técnico, relativos à saúde pública, que lhe sejam submetidos pelo Presidente, dar pareceres sobre o plano de atividades do INSP, pronunciar-se sobre o relatório de atividades do INSP, propor o que achar conveniente para a boa prossecução dos objetivos do INSP, nomeadamente no que se refere ás atividades multissectoriais e exercer as demais competências atribuídas, por lei ou pelo Regulamento Interno, ao INSP.
O mandato dos membros do Conselho Consultivo tem a duração de 3 (três) anos, renovável por igual período.