A Comissão Multissectorial da Instância Nacional de Coordenação para estratégia One Health realizou visitas às instalações do Instituto Nacional de Saúde Pública e a Direção Nacional do Ambiente, para conhecer de perto as valências de cada Instituição membro da Comissão.
Está visita enquadra-se no âmbito de uma série de deslocação às estruturas membros da Instância Nacional de Coordenação (INC), nomeadamente, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), A Direção Nacional de Saúde (DNS), a Direção Nacional do Ambiente (DNA) e a Direção Geral de Agricultura Silvicultura e Pecuária (DGASP).
Para a Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, que preside esta Comissão Multissectorial da INC, considerou que está ação foi de estrema importância para o conhecimento das atividades de cada instituição membro, na medida em que se pode identificar as áreas de parceria/partilha e evitar sobreposições e ou duplicações de esforços.
Salientou ainda que sendo a INC uma Instância Nacional onde os membros devem trabalhar para uma resposta conjunta no âmbito da saúde humana, animal e ambiental, existe neste momento, ações em curso para a planificação de atividades conjunta.
A INC, foi criado em 2017, por despacho Ministerial, sob a recomendação da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), na ocorrência da epidemia de ébola, na região oeste africana. Funciona como uma plataforma de coordenação para mobilização de recursos partilha de dados e informação, organização multissectorial de resposta nas diversas fases de gestão dos riscos sanitários: Preparação alerta precoce, resposta e acompanhamento da situação pós crise sanitário.