O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou nesta quarta-feira, 7 de dezembro, um workshop sobre “Zoonoses de atenção prioritária em Cabo Verde: atenção e vigilância” que se enquadra no âmbito da iniciativa 2022, Ano de Segurança Sanitária.
O evento foi presidido pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Dra. Maria Da Luz Lima, e teve como objetivo primordial reunir parceiros para consciencializar e reforçar a segurança sanitária com o foco nas zoonoses, sendo este uma ameaça a saúde pública.
É de realçar que zoonoses são infeções emergentes e reemergentes resultantes do aumento das interações entre humanos e animais infetados.
O evento contou com a participação da Diretora dos Serviços Pecuários, Dra. Analina Olende, que apresentou a “Cartografia de risco Protocolos de Seguimento às Zoonoses”, posteriormente do representante da Direção Geral Da Agricultura Silvicultura e Pecuária (DGASP), Engenheiro Rajiv Furtado que fez uma “Apresentação do SNIRA – Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal” e por sua vez prosseguiu a apresentação do Administrador Executivo do INSP, Dr. Júlio Rodrigues sobre “Controlo das zoonoses: importância da para saúde pública”.
Após as apresentações houve um momento para diálogo intersectorial que permitiu o esclarecimento de dúvidas, bem como recomendações que poderão contribuir na questão da prevenção zoonoses e na promoção da saúde pública.
O evento teve participantes presenciais e online e foi moderada pela Administradora Executiva da Entidade Reguladora Independente de Saúde (ERIS), Dra. Iris Vasconcelos.
Por Míriam Pires