O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) recebeu, nesta terça-feira, 27 de janeiro, a visita do Representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, David Matern, acompanhado pela sua equipa.
A visita teve como objetivo conhecer de perto as instalações e o funcionamento do INSP, bem como reforçar e estreitar os laços de cooperação entre o Escritório Conjunto e a instituição, no quadro do fortalecimento das ações conjuntas em prol da saúde pública.
A comitiva foi recebida pelos membros do Conselho Diretivo do INSP, liderados pela Presidente, Doutora Maria da Luz Lima, e pelos vogais, Doutor Hélio Rocha e Doutor Eric Frederico, e contou ainda com a presença dos coordenadores dos departamentos e serviços, que apresentaram os principais trabalhos e contributos do INSP para a promoção e proteção da saúde pública em Cabo Verde.
No âmbito da visita, o Representante do Escritório Conjunto destacou o compromisso e a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição, em que afirmou estar “impressionado com o engajamento e o trabalho da equipa do INSP”.
Foi igualmente realçado o apoio do UNICEF ao INSP em áreas estratégicas para a saúde pública, nomeadamente na comunicação de risco e engajamento comunitário, na investigação em saúde, com destaque para o apoio ao estudo sobre a saúde mental de adolescentes e adultos, e na gestão de resíduos hospitalares, através do financiamento da aquisição de dez incineradoras para unidades hospitalares do país.
Ao término da visita, David Matern afirmou que a parceria entre as instituições “irá continuar”, e sublinhou que promover a saúde pública é contribuir para o desenvolvimento harmonioso e para um futuro saudável de todas as crianças em Cabo Verde.





















