𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐦𝐨𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 (𝟐𝟎𝟐𝟑-𝟐𝟎𝟐𝟕)

O Instituto Nacional de Saúde Pública, realiza um Encontro de Socialização do Plano Nacional de Promoção da Saúde (2023-2027), que teve lugar na sede banco BAI, Chã d’areia, com enfoque no compromisso contínuo da instituição em promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O INSP, tem vindo a desenvolver e implementar um conjunto de iniciativas em estreita articulação com diversos atores públicos, privados e da sociedade civil, a todos os níveis de intervenção. Estas ações são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar da população e estão focadas em 4 pilares:
1. Acesso,
2. Alocação de Recursos,
3. Políticas de Desenvolvimento
4. Avaliação.
Essas intervenções são implementadas através de unidades integrantes da área da promoção da saúde e são devidamente articuladas com equipas multidisciplinares e multissectoriais como os comités municipais de saúde, através de instrumentos de planificação e orientação como os planos regionais e municipais, para garantir a coesão e a eficácia das ações.
Para reforçar a promoção da saúde no país, foi elaborado e aprovado o Plano Nacional de Promoção da Saúde (PNPS, 2023-2027) de abrangência nacional e de natureza transversal, conta com o contributo de diferentes setores e intervenientes, devidamente alinhado e harmonizado com as orientações e estratégias globais, regionais e nacionais.
Com estas iniciativas, o INSP demostra um compromisso sólido com a na coordenação de ações para a promoção da saúde, trabalhando de forma colaborativa e integrada para alcançar melhores resultados em saúde para toda a população.

Outras Relacionados

calendario-post-midias
01
IMG_5947 - Copy
01 - Copy